sexta-feira, novembro 03, 2017

Estúpido de seu natural, o franquismo vai mordendo os iscos

Sem prejuízo de análise mais fina, registo o enterranço do espanholismo, que se põe a si próprio numa posição insustentável: até 30 anos de cadeia?; quanto milhões de euros de fiança? Daria vontade de rir, se não fosse grave. Entretanto, o independentismo catalão quanto mais acossado, mais forte, neste jogo do gato e do rato, sem erros, com uma bem sucedida estratégia de internacionalização e ainda sem um morto, felizmente. O franquismo, estúpido de seu natural, a morder todos os iscos.

2 comentários:

sincera-mente disse...

E esta magistral lição de bom-senso da justiça belga? Que bota apertada calçam agora os de Madrid!
Os líderes catalães fizeram uma jogada de mestre ao apresentarem-se à justiça, metade em Madrid e a outra metade em Bruxelas.

R. disse...

Também me parece. É um jogo entre adversários em desigualdade de armas, com pouca margem de erro para ambos os lados. A Catalunha tem, na sua fraqueza, algumas vantagens enormes: a legitimidade histórica, os direitos humanos e a opinião pública internacional. Seja lá como isto termine, a Espanha já não pode ficar como está. O federalismo ainda pode ser uma possibilidade, mas apenas se os independentistas perderem as eleições de Dezembro (que será sempre uma derrota por curta margem), ou alcançarem uma espécie de empate técnico. No entanto, penso que irão ganhar. Se ganharem por muitos, a questão evolui para outro patamar, porque será complicado os restantes países continuarem a asso0biar para o lado, ainda por cima com prisões, etc.